sexta-feira, 11 de abril de 2014

OBSERVANDO - UM CAMINHO PARA A HUMANIZAÇÃO

Quanto mais eu vivo mais aprendo observando o ser humano. Observar a raça humana, como ela se comporta, como ela reage, como pode ser doce e agressiva ao mesmo tempo, como pode ser responsável e inconsequente, como pode ser vaidosa e desumana, é um aprendizado sem fim. Como uns interagem com os outros, como alguém modifica seu olhar ou seu tom de voz dependendo de quem seja seu interlocutor, ou qual seja o seu interesse, é surpreendente. Trabalhando na área de educação e saúde há décadas, tive o privilégio de ao longo dos anos, me deparar com situações as mais singulares envolvendo pessoas das mais variadas posições hierárquicas. Não sou uma expert em comportamento humano. Muito menos uma estudiosa nessa área. Apenas uma observadora atenta, por mais distraída que pareça para muitos. Observar me deu a chance de conhecer um pouco melhor as pessoas, um pouco mais a mim mesma. Observar não nos confere poder algum, apenas nos dá a chance de meditar sobre nossas próprias atitudes frente a situações semelhantes às observadas por nós. Observar e meditar sobre o objeto de nossa atenção, talvez nos torne mais compassivos e menos desumanos.

2 comentários:

blogas disse...

Bela reflexão. Parabéns.

Pedaço de mim disse...

Obrigada Fernando. Passei em seu blog, lí algumas crônicas que me fizeram viajar e "viajar". Fui atrás de conhecer o Porto de São Mateus e vi fotos belíssimas pelo google. Você tem razão em amar esse lugar.E acompanhei a contagem de caractéres de sua outra crônica.Me diverti com algumas leituras e me emocionei com outras. Mas por que não volta a escrever nesse blog? Adoraria ler mais crônicas.